O que foi o Regicídio de 1908?



:. O Regicídio de 1 de Fevereiro de 1908, que teve lugar no Terreiro do Paço, em Lisboa, deixou marcas profundas na História de Portugal, pois daí resultou a morte do Rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe. .:



O Regicídio de 1 de Fevereiro de 1908, que teve lugar no Terreiro do Paço, em Lisboa, deixou marcas profundas na História de Portugal, pois daí resultou a morte do Rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe.
O atentado foi o culminar da crescente tensão que perturbava o sistema político português. Dois factores tiveram especial relevância: em primeiro lugar a ação de desgaste desenvolvida pelo Partido Republicano, numa tentativa clara de derrube do sistema vigente, e em segundo lugar a tentativa, por parte do rei D. Carlos como árbitro do sistema político, papel que lhe era atribuído pela Constituição, de solucionar os problemas desse mesmo sistema, apoiando o Partido Regenerador Liberal de João Franco (que viria a instaurar uma ditadura). A ação de desgaste provocada pelo atuação do Partido Republicano somada ao estabelecimento de uma ditadura administrativa, por parte de João Franco, com o apoio do rei, em 1907, foram o rastilho que fez implodir os acontecimentos que levaram à morte do Rei.

Fonte: wikipedia

Autor: Luis Filipe
Data: 2011-10-10


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL